Ano 2009

 2009 - XIX Congreso de la U.E.P. decorreu de 21 al 26 de Setembro na ciudad de SZOLNOK (Hungría).

  O objetivo do mesmo, é reunir os representantes de diferentes associações nacionais que compõem a União Europeia de pára-quedistas.

           Participantes: Alemanha, (anexada à Alemanha) Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Polónia e Portugal. Presidiram; o presidente executivo da U.E.P. e o presidente da FAHP,  Coronel BODA, secretário geral comandante Foulatier, tesoureiro Sr. Morin e o intérprete oficial.        

A delegação de FENASVPE esteve representada; por o Presidente Coronel Zaragoza, presidente da ASVEPACAN Coronel Rocha, comandante Valderrama de ASVEPAMUR e um membro da equipa da UEP e o General Iñiguez associado da ASVEPA-MADRID.

            No dia 22 de setembro, é realizada a cerimônia de abertura com o içar das bandeiras dos países membros da U.E.P.

                   Dentro das  actividades próprias da UEP, durante o Congresso foram desenvolvidos os seguintes temas, por várias delegações: história da União Europeia de pára-quedismo, que com a contribuição de cada país com sua história militar de pára-quedismo, resultará na edição de um livro com a história militar de pára-quedismo dos países membros da U.E.P.      

Relatório geral das atividades desenvolvidas neste ano, o relatório financeiro e propostas para o ano de 2010, o próximo presidente executivo, campeonato da UEP, XX Congresso e tema do mesmo.

           Próximo Presidente executivo; pela ordem prevista, cabe a Chipre, senhor Hadjinicolaou, presidente da União Cipriota de comandos reservistas, ser o próximo presidente.

           Campeonato de pára-quedismo da UEP, no Chipre, nas duas primeiras semanas de outubro de 2010.

           XX Congresso, também em Chipre, coincidindo com o campeonato de pára-quedismo e o tema a discutir será sobre a "Visão estratégica de U.E.P."

  Actividades militares: visita à base de helicópteros  de Szolnok, onde se realizou uma demonstração do MI-8, MI-17 e MI-24 e foi desenvolvida um tema sobre pára-quedista.

           Visita ao museu militar em Budapeste, prestando uma homenagem a os pára-quedistas mortos em combate perante uma lápide existente no Museu.

           Visita à Base Aérea de Kecskmet, onde nos mostraram a sua organização e as suas instalações.

           Uma visita a um museu militar ao ar livre, onde mostraram diferentes tipos de aviões, tanques, artilharia, foguetes e mísseis que pertencia às forças armadas húngaras e agora estão fora de serviço.

                    Actividades civis: recepção oferecida pelo prefeito de Szolnok. Visita a  Budapeste e ao Parlamento Húngaro

           Termina o Congresso com a cerimônia de encerramento, numa atmosfera de convívio e é entregue a bandeira da U.E.P. ao Presidente que assume as funções Sr. Hadjinicolaou, confiando-a Vice-Presidente à Polônia.